quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Green Day eleita a melhor banda de punk rock da história


Green Day foi escolhida a melhor banda de punk rock de todos os tempos pelos leitores da Rolling Stone americana, numa decisão da qual mesmo Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool devem discordar. A própria revista admite que o resultado foi contaminado por pedidos de votos feitos no site de fãs Green Day Authority e no GreenDay.com , ainda assim a discussão promete ser ferrenha entre os fãs de bandas clássicas relegadas a posições inferiores.
E NO BRASIL?: Qual a melhor banda de punk rock nacional?
Os Ramones e os Sex Pistols, considerados por muitos sinônimos do punk rock americano e inglês, respectivamente, ficaram na terceira e quarta posição. Em segundo lugar ficou a politizada banda inglesa The Clash, que em apenas sete anos construiu uma das mais sólidas carreiras da história do rock, com discos indispensáveis como "London Calling" e "Sandinista", nos quais foi muito além da sonoridade punk tradicional. O hardcore raivoso e sarcástico do Dead Kennedys ficou com a quinta posição.
A vitória do Green Day não surpreende considerando a popularidade atual da banda, mas vale lembrar que eles quase sumiram do mapa no início do século. Após o sucesso na década de 1990 com "Dookie", o grupo sumiu do circuito e chegou a abrir shows para o Blink 182 em 2002. Dois anos depois, no entanto, surpreenderam o mundo com a ópera rock punk "American Idiot" e se tornaram uma das maiores bandas do planeta, tocando em estádios e emplacando um hit atrás do outro.
Na segunda metade da lista aparecem cinco bandas de respeito. Na ordem: Iggy and the Stooges, Black Flag, The Misfits, Social Distortion e Bad Brains. Como qualquer lista, essa também tem ausências graves, entre elas MC5, Bad Religion, Offspring, Rancid, Fugazi, Buzzcocks, The Jam, Hüsker Dü, Suicidal Tendencies...

Nenhum comentário:

Postar um comentário