terça-feira, 13 de setembro de 2011

Esportivos na aparência: Ka Sport x Uno Sporting

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Carsale - Eles vieram de baixo, mas querem chamar atenção. Estamos falando das versões esportivadas dos populares Uno e Ka que acabam de chegar às lojas. Nada discretos, ambos abusam dos detalhes visuais para deixar a esportividade apenas na imaginação de quem compra. Mas não deixam de ser divertidos ao volante, principalmente o Ford, com seu motor de 107 cavalos. Levados para pista de testes, os dois travaram uma briga acirrada na maioria as provas, não apenas de desempenho, mas também de consumo, apesar de terem motores de cilindradas diferentes.

Na questão preço, o Fiat tem preço mínimo mais em conta, embora não tenha o mesmo nível de equipamentos do rival da marca norte-americana. São R$ 32.370 do Uno Sporting básico ante R$ 35.900 do Ka Sport. Mas apenas o Ford vem com ar-condicionado e sistema de som com entradas USB e para iPod entre os equipamentos de série. Com a inclusão desses dois itens, o Uno passa a custar R$ 35.420. Portanto, no quesito relação custo-benefício, a disputa se mantém equilibrada. O único opcional do Ka é o airbag duplo, que faz o carro custar R$ 36.900. Completo, inclusive com freios ABS, Uno pode chegar a R$ 38.230.
Aproveitando a reforma visual do Ka antes da chegada da nova geração global, em 2013, a Ford resolveu deixar a discrição de lado na versão 1.6, equipada com rodas de liga-leve grafitadas de aro 15 com pneus 195/55R e cores vivas com faixas que atravessam o carro de ponta a ponta. Pena que deixou de incluir escape cromado para completar o traje esportivo, ao contrário da Fiat, que tratou de instalar uma saída dupla. Aliás, em se tratando de cores chamativas, nada se compara ao Laranja Nemo da unidade testada. No meio do prata e preto da maioria dos carros no trânsito, você se sente o próprio peixe fora d água. Por dentro, os bancos de tecido do Ka vêm apenas com relevo que lembra o de clássicos esportivos da Ford, mas faltaram apoios laterais mais largos e regulagem de altura tanto do volante quanto do banco do motorista.


No Uno é possível fazer ambos os ajustes. Além disso, o ambiente tem visual mais moderno e com melhor acabamento. O único ponto que atrapalha é a posição dos vidros no console central, já que ficaria mais fácil acioná-los se estivessem nas portas, como no Ka. Mas os dois têm interior apertado, inclusive no porta-malas (290 litros do Fiat e 263 litros do Ford). Se o motor 1.4 do Uno não vibrasse tanto, seu nível de ruído seria menor que o barulhento concorrente com pouco isolamento acústico. Outro ponto que agrada mais no Fiat é o volante de três raios, revestido de couro com costuras vermelhas e de melhor empunhadura que o do Ford. Porém, ficou faltando um câmbio com engates mais precisos e curtos, como os do Ka. Entre prós e contras, temos um empate técnico quando o assunto é interior.
Ok, então vamos logo para a parte prática.  Com melhor relação peso-potência (9 kg/cv ante 10,7 kg/cv), o Ford dispara da frente na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, cravando 10,5 segundos, ante 12,9 s do Fiat. Se continuar acelerando até acabar o primeiro quilômetro percorrido, o Ka precisa de 32,5 segundos, com o velocímetro marcando 156,6 km/h, ante 35,1 s e 144,3 km/h, respectivamente. Não resta dúvida, o desempenho do Ford é melhor do que o do Fiat, mas nas retomadas houve um equilíbrio. O Uno Sporting 1.4 vem com o diferencial mais curto das versões 1.0 e, embora tenha torque máximo menor (12,5 ante 15,5 kgfm), ele aparece um pouco antes (3.500 ante 4.250 rpm do Ka). De 40 a 100 km/h, em terceira, o Ford ficou com 12,5 segundos e o Fiat com 12,6s.

Nas curvas, porém, o Ka volta se mostrar mais bem acertado que o Uno. Além da menor inclinação da carroceria, transmite mais segurança pelo comportamento mais previsível e fácil de ser controlado. Os pneus um pouco mais largos e de perfil ligeiramente mais baixos (195/55R 15 ante 185/60R15 do Fiat) também ajudam. Entretanto, apenas o Uno pode ter  freios ABS como opcional, o que contribui com a segurança. E conforme as medições do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), os dois também são equilibrados no consumo de combustível. Considerando apenas etanol no tanque, o Fiat faz 8,5 km/l na cidade, ante 8,3 km/l do Ford e 12,8 km/l na estrada, contra 12,5 km/l.
No trânsito do dia a dia é interessante dirigir esses dois esportivinhos, principalmente pela relativa agilidade nas retomadas. A leveza do Ka em combinação com a força do motor 1.6 é uma fórmula que permite ter agilidade desde as primeiras marcações do contagiros. Engate a terceira e quase não vai precisar trocar de marcha nas ultrapassagens na cidade. O carro responde bem dos 1.500 rpm até a faixa próxima do torque máximo (4.250 rpm). No Uno, também é possível fazer o mesmo, mas com menos agilidade e a vibração do motor 1.4, mais áspero que o 1.0.


VeredictoApesar da briga bastante equilibrada, o Ka sai com uma vitória apertada pelo conjunto mecânico mais bem acertado. O desempenho superior ao do Uno na maioria das medições em pista também é importante, principalmente em se tratando de versões esportivadas. Com design caprichado, o Fiat se destaca por ser mais confortável que o rústico modelo da Ford. Porém, faltou o mínimo de pegada esportiva para justificar o sobrenome Sporting.








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